Você deixa seu carro exposto ao sol com muita frequência?
Pois saiba que no caso de a resposta ser sim, proteger a pintura do carro é fundamental. Afinal, os raios solares em excesso podem trazer danos à estética e ao funcionamento do automóvel.
Esteticamente, a pintura fica queimada, ressecada, perde muito brilho e pode até descascar. O efeito é ainda pior quando consideramos os carros mais escuros.
Funcionalmente, o excesso de calor pode danificar todo o interior do veículo, inclusive o motor.
Então, se você não tem uma garagem coberta ou precisa deixar seu carro em locais abertos durante muito tempo, o ideal é buscar maneiras de protege-lo.
Neste post, você vai ver o que fazer para preservar a pintura do carro, mantendo seu veículo sempre bem cuidado contra raios solares.
Dicas para proteger a pintura do carro contra o sol
A seguir, confira algumas dicas para manter a pintura automotiva protegida do sol:
Usar uma capa protetora
A capa protetora é a maneira mais rápida de proteger um veículo que passa muito tempo parado em local aberto, em contato direto com o sol.
Porém, na hora de escolher uma capa, é fundamental ficar atento ao tecido, que deve ser macio. Caso contrário, a capa pode riscar toda a pintura.
Também é importante usar capas em bom estado, sem furos. As capas que têm furos ou outras avarias acabam ocasionando manchas no veículo também.
Fazer o envelopamento
O envelopamento é uma técnica que consiste na aplicação de uma fina camada adesiva no veículo.
Esse adesivo, que é próprio para carros, pode ser transparente ou colorido, e evita que a pintura queime com os raios solares, além de diminuir a chance de riscos na lataria.
A técnica pode ser utilizada em toda a superfície ou apenas parcialmente, e o ideal é que seja feita por profissionais especializados.
Realizar a cristalização automotiva
A cristalização é outra alternativa que ajuda a manter o carro mais bonito por mais tempo, visto que dura até 6 meses. A técnica garante o brilho da pintura e diminui o risco de arranhões.
O processo consiste no polimento para retirar as manchas e riscos já existentes, limpeza da lataria e aplicação de uma fina camada de resina que recupera a cor e dá brilho.
Não lavar o carro e deixar secando no sol
Esse é um erro muito cometido, e muita gente não percebe os danos que causa à pintura do veículo.
Quando você lava o carro no sol, podem surgir manchas e ressecar a tinta do automóvel.
Assim, na hora de lavar seu carro lembre-se que você deve sempre fazer isso na sombra.
E se não for possível fazer em local coberto, imediatamente após a lavagem seque bem a lataria com uma flanela.
Depois que o carro estiver completamente seco, finalize a limpeza aplicando cera automotiva. O ideal é procurar uma cera que ofereça proteção contra os raios solares.
No post de hoje, trouxemos dicas para proteger a pintura do carro contra o sol, a fim de evitar danos à estética e também ao funcionamento do veículo.
Para ver mais dicas com essas, siga nossas redes sociais!