A higienização de veículo é um processo muito importante, que com certeza deve ser feito no seu automóvel, a fim de garantir beleza e bem-estar a você.
Mas você sabe de que se trata a higienização automotiva?
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o assunto, trazendo a explicação do que é, quais os benefícios de fazer e como esse processo é feito.
O que é a higienização de veículo
A higienização automotiva se trata de um processo de limpeza e cuidado, tanto interior quanto exterior, para com seu veículo.
Muitas vezes, os motoristas acabam se esquecendo de limpar o veículo por dentro, se preocupando apenas com a lataria.
A higienização, no entanto, dá conta também de lidar com a limpeza de todo o interior do veículo, em um processo detalhado que vai desde os tapetes até o filtro do ar condicionado.
É importante não confundir o processo de higienização com a lavagem automotiva. Isso porque o processo de higienização é muito mais detalhado, enquanto que a lavagem é superficial.
Assim, esse processo, que deve ser feito pelo menos a cada seis meses, precisa, de preferência, ser realizado por especialistas.
Benefícios da higienização automotiva
A seguir, confira alguns benefícios da higienização de veículo:
É sinal de cuidado com o veículo
Como dito, a higienização demonstra cuidado com seu carro. Afinal, quando está bem higienizado também fica muito mais bonito esteticamente. Mas não se trata apenas de vaidade, pois fazer esse processo com frequência também evita danos à lataria e interior do seu carro.
Evita multas
Um carro muito sujo pode até receber multas, afinal, quando a placa está impedida de ser vista (como quando há muita poeira ou barro), o motorista pode sim ser autuado.
É melhor para a saúde
A higienização automotiva é recomendada por médicos especialistas porque promove a remoção de ácaros e outras bactérias que causam alergias. E é claro, em tempos de Covid-19, manter o veículo sempre limpo por dentro é ótimo para a saúde. Assim, fazer esse processo com frequência garante também o seu bem-estar.
Como o processo é feito
Para esse processo, é necessário retirar todos os componentes internos (carpetes e bancos de couro ou outro tipo de estofado) e limpa-los separadamente. Também deve-se retirar os filtros de ar-condicionado e todos os forros internos de compartimentos que o veículo tem.
Tanto para a higienização interna como externa não é usada muita água, apenas produtos químicos específicos que eliminam as sujeiras, manchas, resíduos e odores. Além disso, esses produtos auxiliam na remoção dos ácaros e bactérias, que já comentamos que podem causar alergias.
Quando o veículo que será higienizado está muito sujo, é importante fazer a lavagem antes para preparar o veículo.
O processo até pode ser feito em casa mesmo, principalmente a higienização externa. No entanto, a interna, por demandar produtos químicos específicos e alguns cuidados extras, preferencialmente deve ser feita por especialistas.
Em nosso blog, falamos um pouco sobre o processo de limpeza automotiva e quais produtos utilizar. Para ler, é só clicar aqui.