A camada de verniz do seu veículo está danificada e você não sabe se é possível recuperar o verniz da pintura automotiva?
No post de hoje, vamos trazer informações sobre o assunto, falando um pouco sobre a importância da camada de verniz para a pintura, como prevenir os danos a essa camada e como recupera-la, se necessário.
Se você deseja saber mais sobre como recuperar o verniz da pintura automotiva, não deixe de conferir o artigo!
A importância do verniz na pintura automotiva
O verniz é utilizado na finalização da pintura automotiva e tem duas funções principais:
- Estética: garante mais brilho à pintura, deixando o veículo sempre bonito;
- Proteção: a camada de verniz, apesar de fina, protege a pintura do carro, garantindo que essa camada não seja afetada por pequenos riscos e rachaduras.
Para garantir que a camada de verniz de seu veículo se mantenha intacta, garantindo suas funções, é preciso prevenir os danos.
Como prevenir danos à pintura
Para fazer essa prevenção, é preciso cuidar de seu automóvel, encerando-o com frequência e mantendo a higienização sempre em dia.
Além disso, é fundamental deixa-lo longe das ações do tempo (o sol resseca o verniz e deixa a pintura opaca e até rachada), e tomar cuidado com o local onde se estaciona o carro a fim de evitar que caiam fezes de pássaros (que acabam deteriorando a lataria provocando até mesmo corrosões) e galhos de árvores (que podem causar riscos indesejáveis e amassar o carro).
Prevenindo e cuidando do veículo, você garante que a pintura dele se mantenha sempre brilhante e com cara de nova.
No entanto, se mesmo com a prevenção a pintura do seu veículo ficou danificada, é preciso buscar soluções para resolver o problema. Veja melhor a seguir:
O que fazer para recuperar o verniz da pintura automotiva?
Através de alguns procedimentos como cristalização, polimento e repintura, é possível recuperar o verniz da pintura.
Antes de conhece-los, é importante dizer que eles não devem ser realizados com muita frequência, e demandam profissionais especializados, caso contrário, só trarão mais danos à pintura.
Polimento
Quando apenas a camada de verniz da pintura sofreu danos, é possível fazer o polimento para recuperar. O polimento se trata de um processo abrasivo para lixar a região danificada e então, com aplicação de massa de polir para abrir o brilho novamente. Feito isso, o veículo também é encerado, e apresenta uma estética como nova.
Cristalização
A cristalização, também chamada de espelhamento, é um procedimento que traz vários benefícios: recupera o brilho e traz uma camada de proteção à pintura. Assim, garante a beleza estética do veículo e ainda evita que a camada de verniz seja prejudicada novamente.
Repintura
Caso o problema não possa ser resolvido com nenhuma das técnicas anteriores, a repintura automotiva é a melhor solução, pois recupera toda a estética da região danificada. Esse procedimento deve ser feito por profissionais experientes, então, se você está procurando uma empresa que faz repintura, entre em contato com a Paint Service!