Cuidar bem da estética automotiva é fundamental para garantir um veículo sempre bonito, com aparência de novo, confortável, seguro e, além de tudo isso, valorizar o automóvel em caso de venda. Você sabia disso?
Pois é, por todos esses motivos, é importante que os proprietários saibam o que podem fazer para deixar seus veículos sempre em bom estado e demonstrar que tem cuidado com seu automóvel, além de vaidade.
No post de hoje, vamos trazer 10 dicas ótimas para ajudar na conservação do carro, deixando as peças bonitas e com bom funcionamento.
Algumas das dicas podem ser feitas no dia a dia, outras requerem a ajuda de profissionais capacitados.
10 cuidados fundamentais para a estética automotiva
A seguir, confira os procedimentos que ajudam a manter a estética automotiva:
- Repintura
- Martelinho de ouro
- Cristalização
- Polimento
- Hidratação de banco de couro
- Pintura de rodas
- Pintura localizada
- Reparação de para-choques
- Funilaria
- Higienização interna
1) Repintura
A repintura é um serviço que auxilia na hora de recuperar a pintura do veículo, que todo mundo sabe, é sujeita a arranhões, riscos, rachaduras e batidas.
Quando o serviço de repintura é de qualidade, é possível conseguir um resultado perfeito, com pintura igual à original.
Além disso, se seu intuito é fazer uma pintura personalizada no veículo, trazendo um visual único, a repintura também é uma boa escolha, pois assim você escolhe o pigmento e acabamento que deseja aplicar.
2) Martelinho de ouro
O martelinho de ouro também é uma técnica que garante mais beleza à lataria do veículo, pois é rapaz de reparar danos como pequenos amassados e batidas leves.
Esta é uma técnica bastante simples, e relativamente barata, que traz ótimos resultados quando o quesito é estético, mas também garante o bom funcionamento do veículo.
3) Cristalização
O sol é um grande vilão quando falamos da pintura do veículo, pois traz danos a médio e longo prazo. Entre os danos estão as manchas, as queimaduras e a perda de brilho do veículo.
Quando isso acontece, o ideal é recorrer à cristalização (ou espelhamento), uma técnica que consiste na aplicação de uma resina protetora na pintura. A resina, além de proteger contra danos futuros, ainda repara o brilho, deixando a pintura como nova, sem perder o aspecto original.
4) Polimento
O polimento é outro processo utilizado para reparar aqueles pequenos danos que aparecem na pintura do veículo. Essa técnica é aplicada utilizando polidores abrasivos, massa de polir e máquinas específicas, que retiram toda a camada danificada e depois recuperam a pintura. Ao final do polimento, você tem a pintura completamente nova e ainda mais brilhante.
Em nosso blog você confere um artigo completo sobre quando fazer polimento automotivo.
5) Hidratação de banco de couro
Apesar de muito resistente, o banco de couro precisa de cuidados para que fique sempre bonito. Afinal, com o uso, o banco fica suscetível ao suor, luz do sol, manchas causadas por alimentos ou bebidas, tintura de roupas, etc.
Com a hidratação e revitalização do banco de couro, a peça retoma seu aspecto brilhoso e fica como novo, garantindo também muito mais tempo de uso.
Isso é importante pois ajuda na beleza interior do veículo, que é tão importante quanto a exterior.
6) Pintura de rodas
As rodas também são peças muito suscetíveis aos arranhões, riscos e batidas, por isso acabam ficando esteticamente desagradáveis com o tempo. Nesse caso, a pintura de rodas é excelente para deixar as rodas novinhas. Quando o processo é feito por profissionais de qualidade, o resultado é idêntico ao original.
Entenda neste post por que vale a pena reformar as rodas do carro.
7) Pintura localizada
Quando as avarias são muito pequenas e não vale a pena fazer toda a repintura, uma pintura localizada pode ajudar. Também conhecida como micropintura, essa técnica auxilia na renovação de pequenos riscos, perfurações e arranhões.
Além da estética, a repintura também é importante para que essas avarias não enferrujem e acabem trazendo problemas maiores à lataria do veículo.
Com a pintura localizada, o veículo retoma a aparência original com muita facilidade.
8) Reparação de para-choques
Além de garantir a segurança, o para-choque também é uma peça fundamental para a beleza do veículo, afinal, é uma das partes mais visíveis.
Assim, em caso de danos provocados por batidas, é possível recorrer ao serviço de reparação, que garante que o para-choque fique em perfeito estado. Isso também garante a segurança do veículo.
9) Funilaria
Neste serviço, o funileiro repara as peças da lataria do automóvel que foram danificadas. Com a funilaria, é possível restaurar completamente uma peça, voltando à aparência original.
Este procedimento é indicado para danos mais graves, e deve ser feito apenas por profissionais especializados para garantir o resultado perfeito.
10) Higienização interna
Já falamos anteriormente da hidratação de bancos de couro, que é um serviço importante para a beleza interna. Além disso, também é necessário ressaltar a higienização interna, que garante muito mais beleza aos painéis, vidros e piso do veículo, que acaba ficando empoeirado e sujo com o uso diário.
No post de hoje, falamos um pouco sobre a importância da estética automotiva, e também trouxemos 10 dicas que você pode utilizar para manter seu veículo sempre com aspecto de novo.
Na Paint Service, realizamos esses serviços com os equipamentos e profissionais mais qualificados, tudo para garantir o resultado perfeito para seu veículo.
Se você está precisando de algum serviço e deseja contar com ajuda para deixar seu carro ainda mais bonito, entre em contato com a gente e faça um orçamento!