Você sabe como conservar pintura do carro? Manter a pintura conservada é muito importante, pois valoriza o automóvel na venda e também mantem um aspecto mais bonito no veículo.
Por isso, é importante sempre tomar cuidados, utilizando os produtos certos na limpeza e contando com bons profissionais para a manutenção.
No post de hoje, você vai ver mais informações sobre o assunto e aprender a conservar a pintura do carro com 15 dicas. Não perca!
Conheça as tintas usadas para pintura de carro
Antes de conhecer as dicas, é importante saber quais tintas são utilizadas para pintura automotiva. Afinal, elas interferem no aspecto do veículo e também pedem por cuidados específicos.
Na pintura automotiva, as tintas mais utilizadas são:
- Tintas De Poliéster: Essa tinta é utilizada principalmente em pinturas brilhantes e coloridas, em acabamentos lisos ou metálicos.
- Tintas à base de nitrocelulose: As tintas à base de nitrocelulose (laca) são utilizadas para criar variações de tonalidades na pintura e obter um resultado personalizado.
- Tintas acrílicas: A tinta acrílica é muito resistente e, por isso, adequada para manutenção. Também é muito versátil, podendo ser misturada a outras.
15 dicas para conservar a pintura do seu carro
Agora que você já sabe quais tintas são usadas na pintura automotiva, confira 15 dicas para manter a tinta da pintura sempre bonita e garantir maior vida útil ao seu automóvel:
1. Limpe a sujeira na hora que aparecer
Para manter a pintura, o ideal é limpar a sujeira assim que ela aparecer. Apesar de parecer exagero, algumas sujeiras podem corroer a pintura se permanecem por muito tempo, então é melhor não correr o risco.
2. Lave o carro frequentemente
A lavagem periódica do veículo garante que nenhuma sujeira corroa a pintura. Assim, mesmo que o carro não esteja muito sujo, é importante fazer a lavagem para retirar a poeira e a fuligem da cidade.
3. Utilize os produtos corretos na lavagem
Essa é uma dica muito importante, pois nem todos os produtos podem ser aplicados na lataria no automóvel. Assim, utilizar os produtos corretos evita manchas na pintura e até a corrosão da tinta. Para isso, procure saber o tipo da tinta que foi utilizada na pintura, e então busque por produtos específicos para ela.
4. Utilize cera automotiva
Utilize sempre a cera correta para manter a pintura conservada, de preferência, opte por um produto com proteção aos raios solares.
5. Evite deixar o carro no sol por muito tempo
Mesmo com proteção solar, sol em excesso danifica a pintura do seu veículo, então tente deixa-lo na sombra o máximo possível.
6. Cuidado com a sujeira deixada por passarinhos
Muita gente não pensa nesse fato, mas os dejetos de passarinhos podem corroer a pintura do seu carro. Então, antes de estacionar, verifique se existem muitos pássaros e ninhos por perto.
7. Faça a limpeza do carro com material não abrasivo
Nunca utilize esponjas, palha de aço ou panos sujos (que podem conter pedrinhas ou poeiras maiores) para fazer a limpeza em seu carro. Na limpeza ou polimento, aposte nas flanelas ou panos de microfibra que não são abrasivos.
8. De preferência, lave você mesmo o carro
Os lava rápidos podem utilizar material abrasivo na limpeza, por isso, prefira fazer a limpeza você mesmo.
9. Faça cristalização de pintura
A cristalização, ou espelhamento, é a aplicação de uma camada fina de resina sobre a pintura do carro, o que garante maior durabilidade da tinta. Esse procedimento é importante porque, com o passar do tempo, o sol pode causar manchas, rachaduras ou queimaduras na tinta, e a cristalização diminui a ação dos raios solares sobre a pintura, mantendo-a mais bonita e durável.
10. Guarde o carro em local apropriado
Não deixe o carro no tempo — sol e chuva em excesso causam problemas à pintura — e nem em locais próximos a construções, pois o veículo pode ser atingido por materiais pontiagudos. Tomar cuidado com o local onde seu carro ficará guardado ou estacionado é fundamental para garantir a conservação da pintura.
11. Cuidado ao manobrar o carro
O cuidado ao manobrar o carro evita riscos ou raspões em outros veículos. Então, aposte em câmeras e sensores que podem evitar os esbarrões por aí e ainda auxiliar na hora de manobrar.
12. Faça revisões no carro
É importante fazer revisões periodicamente para ver como está a pintura do seu automóvel, afinal, mesmo pequenos riscos podem enferrujar e causar problemas na lataria.
13. Faça polimento no carro com frequência
O polimento renova o brilho do carro e retira manchas mais superficiais, assim, é um procedimento que ajuda a conservar muito bem a pintura do veículo.
14. Ten3
As capas de proteção ajudam muito na hora de evitar riscos e arranhões, porém, quando são colocadas e retiradas com frequência, podem riscar a pintura. Para evitar isso, utilize-as apenas se o carro ficar parado por bastante tempo.
15. Utilize limão para retirar algumas manchas
A acidez do limão ajuda a retirar algumas manchas da pintura com mais facilidade. No entanto, não se deve deixar o limão entrar em contato com o sol, pois isso queima a pintura e pode aumentar os problemas. Depois de aplicar o limão e retirar a mancha, retire também todos os resíduos dele.
O que fazer quando a pintura está deteriorada?
Agora você já sabe o que fazer para conservar a pintura do seu veículo e mantê-la sempre bonita e protegida. Mas, o que fazer quando a pintura já está deteriorada e nenhuma das sugestões acima funcionaram?
Nesse caso, a repintura ou micropintura podem ser as soluções. Esses dois processos recuperam a pintura do veículo, melhorando a estética e evitando problemas na lataria.
Em nosso site, você pode conferir um pouco mais sobre as duas técnicas e entender o que pode ser feito no seu automóvel.
No post de hoje, você conferiu 15 dicas para conservar a pintura do seu carro. Quer saber mais sobre o assunto e entender qual é a melhor pintura para seu automóvel? Entre em contato conosco!