É difícil pensar, ao menos para nós brasileiros, em um carro mais icônico que o Fusca, não é mesmo?
Esse veículo se tornou um enorme sucesso e se popularizou tanto por aqui que é até difícil imaginar que as suas origens foram em terras bem distantes e com personagens históricos, como Adolf Hitler.
Ficou curioso? Então acompanhe este post até o fim e veja alguns fatos e curiosidades sobre a história do Fusca. Confira!
A pedido do ditador
A história do Fusca começa com o projetista e engenheiro austríaco Ferdinand Porshe.
Ferdinand tinha como sonho construir um projeto de um carro popular, ou Volks Auto em alemão.
Assim, seu projeto se alinhou perfeitamente com os planos de recuperação econômica da Alemanha do então governante Adolf Hitler.
Hitler se interessou pelo projeto e investiu pesado na criação dos protótipos iniciais do veículo.
E caso você tenha reconhecido o sobrenome do engenheiro, ele é sim o mesmo responsável pela criação da marca Porshe.
Lançamento histórico
O primeiro Fusca chegou ao mercado alemão em 1935. O veículo contava com câmbio de 4 velocidades, motor refrigerado a ar e sistema elétrico de seis volts.
Rapidamente o carro começou a ser modificado e receber melhorias. Assim, já em 1936, ele recebeu duas janelas traseiras e, em 1928, começou a ser fabricado em série.
O sucesso foi grande pela qualidade e baixo custo do carro, algo novo para a época. Alguns anos mais tarde, depois da Segunda Guerra Mundial, o Fusca começou a expandir e ganhar novos mercados, como os Estados Unidos e mais 29 países.
Curiosamente, o Fusca recebeu diferentes nomes em cada país onde ele chegou, como Escarabajo na Espanha, Beetle nos EUA e Kugel Porsche na Áustria.
Chegada em terras brasileiras
Em 1953 a Volkswagen montou sua instalação na cidade de São Bernado dos Campos e em 1959 começou a produção do fusca em terras brazuca.
Rapidamente o modelo, também apelidado de Fusquinha, ganhou o país. O sucesso foi gigantesco e o carro teve 3,3 milhões de exemplares produzidos no Brasil.
No mundo todo foram mais de 20 milhões de unidades vendidas, sendo um dos carros mais vendidos de toda a história.
Uma curiosidade é que a fábrica onde carro era montado no Brasil continua em funcionamento, mas trabalhando com outros modelos da Volks.
O Fusca saiu oficialmente de linha no Brasil em 1996 e foi produzido, em Puebla no México, até ano de 2003 (oficialmente o último ano de produção mundial).
Atualmente o carro fica na mão de colecionadores e saudosista do modelo icônico.
Gostou de aprender a história do Fusca? Siga as nossas redes sociais e não perca nenhuma história como essa.